menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Bento recebe médico cubano do programa Mais Médicos
01/11/2013 17:25 atualizada em 01/11/2013 17:41

Bento Gonçalves é um dos municípios gaúchos contemplados com médicos estrangeiros da segunda etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. O município recebeu nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, o cubano Luis Enrique Rodriguez Rodriguez, de 50 anos, que atuará na unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Vila Nova. "Este programa tem como objetivo aumentar a expectativa de saúde da população brasileira", destacou o médico que tem 22 anos de experiência profissional e é especializado em medicina de família.



A chegada deste profissional vem agregar às ações de melhorias da saúde pública proporcionadas pela atual administração. Apesar dos cortes no orçamento promovidos desde o início do ano, o prefeito Guilherme Pasin manteve os investimentos na área, como é caso da contratação de novos médicos em várias especialidades e na aquisição de consultas na rede privada. Além disso, melhorias na gestão e na infraestrutura de alguns Unidades de Saúde, como é o caso do bairro São Roque, estão sendo finalizadas.  

 

Ao comentar sobre a vinda de mais um profissional estrangeiro no município, o prefeito Guilherme Pasin revela que a experiência tem sido muito positiva. "Entendemos perfeitamente as dúvidas e incertezas da sociedade brasileira para com o presente programa. No entanto, tenho por certo que a chegada de mais este profissional reverterá em mais benefício para o nosso povo, e é por isso que o saudamos e ao desejar as boas vindas esperamos que o seu empenho nos ajude a melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes", destacou. O município já conta com um médico estrangeiro, um argentino que atua na ESF do bairro Licorsul. Em 2012 dois médicos cubanos também trabalharam em Bento Gonçalves.  

 

Este será o segundo profissional a ser contratado por meio do Mais Médicos. No início de setembro, Caroline Bozzetto Ambrosi passou a integrar a rede de atendimento atuando junto à  ESF do bairro Zatt. Bento Gonçalves havia sido selecionado inicialmente com duas vagas no programa federal, mas como uma delas não foi preenchida por profissionais brasileiros, o governo federal destinou um profissional estrangeiro ao município.  

 

O programa Mais Médicos é um estímulo para a ida de profissionais para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. Instituído por medida provisória assinada pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, o programa ofertará bolsa federal de R$ 10 mil a médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde, sob a supervisão de instituições públicas de ensino.  

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Gustavo Bottega

ÁUDIOS

BANCO DE IMAGENS