Bento recebe fórum de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência
14/09/2018 14:45 atualizada em 14/09/2018 16:35

Na manhã desta sexta-feira, 14, ocorreu a abertura oficial do 164º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, voltado aos gestores municipais das cidades que compõem a Encosta Superior do Nordeste.

A solenidade iniciou com uma apresentação da oficina de dança do ventre do Programa AABB Comunidade e da canção "Há uma luz em meu caminho" pela deficiente visual, Caroline Razador.

Após, em seu pronunciamento, a diretora técnica da Faders, Marilú Mourão Pereira, enalteceu a importância destes espaços para pensar em acessibilidade e inclusão. "Nós precisamos nos unir para que realmente estas questões ocorram no dia a dia das pessoas com deficiência e de toda a comunidade, porque na verdade a acessibilidade é para todos. Parabéns aos organizadores e aos municípios que participaram desta construção porque isso demonstra a importância que vocês estão dando para esta temática", frisou.

O objetivo do evento é debater e propor alternativas, a fim de implantar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social deste segmento.

O Presidente Interino do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), Rafael Balestrin, agradeceu a presença de todos, o empenho da Coordenadoria de Acessibilidade de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE) na organização e demais envolvidos no evento.

Em seu pronunciamento, a representante do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Luciana Barboza, falou sobre a relevância do tema. "Somos movimentados por parodoxos, por coisas que são incompatíveis em tese, mas que no fundo não são. Somos todos diferentes e particulares, mas somos iguais em direitos e deveres", frisou.

Cerca de 150 pessoas abrangendo gestores municipais, instituições representativas, profissionais da educação, da saúde e da assistência social, pessoas com deficiência ou com altas habilidades, bem como seus familiares, participam do encontro.

O coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, Adilson Corlassoli, destacou a importância do envolvimento de todas as áreas para a construção de uma sociedade igualitária em direitos e oportunidades. "A luta é de todos. Na construção, no diagnóstico, na elaboração, na formulação de políticas públicas na área da pessoa com deficiência, não é mais permitido que apenas um grupo de pessoas esteja envolvido com essa temática. É preciso que toda a sociedade pense e esteja junto pra que possamos ter políticas públicas que atendam as necessidades específicas desse segmento da população. Precisamos atender as questões de acessibilidade, eliminando as barreiras, sejam elas arquitetônicas, nas comunicações, nos transportes e a principal delas, as atitudinais".

"Nos deixa muito alegres ver a participação de tantas pessoas e municípios para debater este tema tão importante. Me sinto lisonjeada em estar compondo a mesa para discutir este assunto e planejar ações efetivas. É um prazer sediar este evento em Bento Gonçalves", pontuou a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani.

O evento integrou ainda em sua programação os painéis "Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão" e "Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município"e oficinas temáticas.

Participaram da solenidade de abertura, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Eduardo Viríssimo, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, e adjunta de Educação, Adriane Zorzi, e representantes da 16ª CRE, Sídia Prezzi, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Luciana Feter.

O 164º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades conta com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social e Coordenadoria de Acessibilidade de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Caispede), da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef).

Fotos: José Martim Estefanon