Bento promove Workshop sobre a Junta Digital
11/10/2017 16:20 atualizada em 11/10/2017 17:23

Nesta terça-feira, 10, foi realizado um Worshop sobre a Junta Digital, com o objetivo de explicar aos participantes sobre o funcionamento dos serviços ofertados pelo órgão, a fim de facilitar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e extinção de empresas pela internet. A Junta Digital garante acessibilidade aos empresários aos serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis-RS).

Mais de 50 profissionais da área contábil se fizeram presente para ouvir, questionar e compreender esta importante ferramenta de trabalho no processo digital. O prefeito Guilherme Pasin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, participaram do evento.

No primeiro momento, o representante do SEBRAE- RS, Alexandre Schimidt apresentou sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que atinge cerca de 100 municípios gaúchos, com mais de 80% das empresas registradas.  Após, o coordenador da Receita Federal, Nilson Somavilla Primo abordou a inclusão dos mesmos ao processo da Redesim que chega a 3ª fase do projeto que é o início a integração entre  Federação e Estado.

Por fim, o coordenador do projeto “JUCIS Digital” especificou como a nova plataforma irá funcionar. A “JUCIS Digital” começa a funcionar na próxima segunda-feira, 16, trazendo agilidade e rapidez no processo de registros de empresas junto à área estadual e federal.  A meta é reduzir de 30 para 5 dias a liberação do Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) pela Junta Comercial.

O próximo passo deverá ser a integração com o Município para que a meta da REDESIM, que é a entrada e saída única de documentos, seja alcançada. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin “a Jucis Digital é um novo passo para o fortalecimento de melhorias nos processos de abertura e licenciamento aos investidores, trazendo rapidez, segurança jurídica e confiabilidade ao sistema”.

O Worshop foi uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves, JUCIS RS, SEBRAE, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), SESCON-RS e Rede Simples.

Fotos: José Martim Estefanon