Bento Gonçalves poderá contar com mais duas escolas infantis ainda neste ano
05/07/2017 18:00

Na manhã desta quarta-feira, 5, o Prefeito Guilherme Pasin, o vice, Aido Bertuol, e a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasquez receberam na Escola de Educação Infantil Professor Paulo Freire, no Loteamento Bertolini, os representantes da imprensa de Bento Gonçalves.

O objetivo do encontro é levar a comunidade, por meio da Imprensa, informações da realidade da educação infantil, e informações sobre os primeiros cinco meses do ano.

A expectativa da administração municipal é a conclusão das obras das duas escolas infantis, no Loteamento Santa Fé e Loteamento Bertolini, até o final de 2017. Com as obras finalizadas, as escolas poderão atender 120 crianças cada uma.

Atualmente, a rede municipal de educação infantil atende 2,9 mil crianças nas escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental. De acordo com a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, desde 2016 o município atende crianças de 4 e 5 anos, e hoje suprindo 100% da demanda, 1.052 alunos, por meio da rede municipal e com 22 cessões de uso nas escolas estaduais.

A meta I do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação prevê que os municípios atendam até 2024, 50% da demanda de crianças de creche de 0 a 3 anos. Hoje, Bento Gonçalves está atendendo 1.550 crianças nas Escolas Municipais de Educação Infantil, mais 413 com a compra de vagas, atendendo assim 80% da demanda. Atualmente o número de excedentes, é de 458 vagas.

Na oportunidade, o Prefeito Guilherme Pasin, destacou que a procura não está relacionada ao número de nascimentos que ocorre no Município, e sim, a migração para Bento, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Toda a semana pelo menos seis famílias chegam ao município.

A Prefeitura disponibiliza transporte escolar gratuito para as crianças. São transportados 150 alunos de 4 e 5 anos, com acompanhamento de monitor, quando o ônibus é apenas de crianças de jardim A e/ou B.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, nos primeiros cinco meses de 2017, foram gastos na Educação Infantil R$ 11.861 mil, ou seja, o custo com cada criança de 0 a 3 anos é de R$ 6.051 e de 4 e 5 anos R$ 1.661. Atendem a educação infantil no Município, 1.768 profissionais.

Na ocasião, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Renata Geremia, informou sobre dados da alimentação escolar. Com o objetivo de contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, o Município investe em produtos de qualidade, por meio da aquisição de alimentícios da Agricultura Familiar.

Do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30%, deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Bento Gonçalves investe 90% dos recursos em variedade de gêneros alimentícios, adquiridos na Agricultura Familiar.

Fotos: Mônica Lovera