Bento Gonçalves é um dos cinco Municípios do Estado referência em alimentação escolar
11/08/2017 17:00 atualizada em 14/08/2017 11:48

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) recebeu a equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFRGS), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a fim de monitorar e assessorar, visando contribuir para o aprimoramento da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Bento Gonçalves obteve o reconhecimento do FNDE por atingir, ao longo dos anos, os critérios estabelecidos pelo Programa. Nesta sexta-feira, 11, a equipe apresentou o relatório final ao Prefeito Guilherme Pasin. "É o reconhecimento de um trabalho de excelência realizado pela nossa equipe. Nossos alunos recebem na mesa produtos com qualidade, oriundos da nossa terra", destaca.

Dentre os quatro dias de atividades, ocorreu o encontro com os atores envolvidos na execução do programa (nutricionistas, profissionais de educação, agricultura familiar, manipuladoras de alimentos, representantes do Conselho de Alimentação Escolar, representantes da entidade executora EMATER e da Secretaria Municipal de Agricultura), onde possibilitou a articulação dos municípios de Caxias do Sul, Nova Roma do Sul e Vale Real. O evento teve o objetivo de capacitar multiplicadores dos conhecimentos relacionados à execução do PNAE e, principalmente, a troca de experiência entre os participantes.

Na oportunidade, a equipe de nutrição da SMED apresentou suas ações ao grupo, as quais incluem elaboração de cardápio saudável, compra e distribuição de produtos da agricultura familiar, projetos de educação nutricional, prestação de contas, avaliação do estado nutricional dos alunos, realização de testes de aceitabilidade da alimentação, escolha dos alimentos a serem adquiridos e assessoramento ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nilza Côvolo Kratz, foi considerada pelo grupo modelo do programa por atingir todos requisitos. "Foi uma grata surpresa, achei que fecharia o ano de 2017 sem conhecer um trabalho como esse, perfeito", afirma a agente do CECANE- UFRGS, Carima Atiel.

A ação é disposta na resolução n° 26, de 17 de junho de 2013, - regulamentada pela Lei Federal 11.947/2009 -, e aborda o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica do âmbito do PNAE.

Boas práticas de agricultura familiar
Os investimentos da administração municipal na compra de alimentos in natura (sem processamento), que chegam nas 42 escolas do município, beneficiando mais de 9 mil alunos foi fundamental para a cidade ser vencedora do prêmio "Boas praticas de agricultura familiar para alimentação escolar", promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O município é um dos 25 escolhidos do país para integrar o Caderno de boas praticas que será entregue em outubro, em Brasília.

Cerca de 95% dos recursos transferidos pelo FNDE através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, são investidos em produtos da agricultura familiar, beneficiando os produtores rurais de Bento Gonçalves e região, fator decisivo para classificação do Município. São frutas, legumes, hortaliças, entre outros alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que compuseram 2,7 milhões de refeições que chegaram até as crianças. Somente em 2016, foram investidos R$ 2.110.803,32 em merenda escolar.

Fotos: Emanuele Nicola