menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Ampliação de redes de água beneficia 60 famílias do interior
18/12/2019 13:26 atualizada em 18/12/2019 13:30

Em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Corsan e associações de moradores, a Prefeitura tem trabalhado para garantir a ampliação de redes de distribuição de água às comunidades do interior do município. Em uma ação conjunta entre os envolvidos, em 2019, foram ampliados 10,5 mil metros de extensão de redes de água, que beneficiaram cerca de 60 famílias nos distritos de Faria Lemos e Vale dos Vinhedos, e na Linha Buratti.


Foram ampliados 4.500 metros na Linha Zemith; 2.000 metros na Linha Buratti e 3.000 metros em Faria Lemos. Contando com essa parceria, até o final do ano, também será realizada a ampliação de 1.000 metros na Linha Paulina, em Faria Lemos.


Em 2018, a Prefeitura era responsável pela administração e manutenção de seis redes de água nos seguintes pontos: Rede Posto de Trem (PT) 5, na Alcântara; Rede Alcântara e Vale Aurora (Faria Lemos); Rede Passo Velho (Tuiuty) e localidades de São Pedro: Rede São Pedro e São Miguel, que contemplavam cerca de 610 famílias. Os outros pontos de abastecimento pertencem a Corsan e as associações de moradores.


Neste ano, duas dessas redes foram repassadas. A rede da Linha Passo Velho, em Tuiuty, passou a ser de responsabilidade da Corsan e a de São Pedro está em processo de transferência para a associação de moradores. As duas redes beneficiam aproximadamente 150 famílias.


"A tendência é repassarmos todas as redes, que são de responsabilidade da Prefeitura, para a administração da Corsan ou para associações. A Prefeitura tem por objetivo propiciar o atendimento universal de abastecimento de água a todas as famílias moradoras dos quatro Distritos. Realizada a tarefa de atendimento de água, a Prefeitura passará a gestão para a Corsan, quando a água é desse fornecimento, ou para a administração de uma Associação de usuários, quando a água for proveniente de uma rede independente" explica o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.


O processo para realizar a melhoria ocorre da seguinte forma: os moradores buscam a Secretaria da Agricultura que faz o intermédio entre Corsan e associações. Parte dos recursos para compra dos materiais é proveniente do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada Corsan. Após a aprovação do projeto e aprovados os recursos pelo Conselho deste Fundo, a Prefeitura disponibiliza os materiais e maquinário necessários para a rede até o hidrômetro e os solicitantes entram com a mão-de-obra e os materiais para as ligações internas, a partir do hidrômetro.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: Laura Kirchhof

 

BANCO DE IMAGENS