menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Alunos da Escola Alfredo Aveline lançam livro e documentário na 34ª Feira do Livro
11/10/2019 14:41 atualizada em 11/10/2019 14:50

Integrando a programação da 34ª Feira do Livro, nesta quarta-feira, 9, ocorreu o lançamento do livro e documentário "Me conta que eu escrevo", no Teatro do Sesc. O trabalho foi coordenado pela professora Eliana Passarin e desenvolvido pelos alunos da Turma 211 da Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Alfredo Aveline.


Na ocasião, embalados pela música "Beijinho Doce", os estudantes adentraram o espaço e deram início a apresentação da produção. Representando a turma, o aluno Luis Henrique Kiling Wilges de Oliveira contou um pouco sobre as experiências obtidas com o projeto. "É gratificante estarmos aqui, reunidos em prol de uma causa muito nobre, na qual expandimos nossos conhecimentos tanto pessoais, estudantis e profissionais. Do teórico a prática, o projeto superou nossas expectativas. Cada história, cada sorriso, cada um deles, fizeram a diferença", frisou.


O projeto sócio-educativo solidário abrange um documentário e um livro com histórias de idosos do Lar do Ancião de Bento Gonçalves e entrevistas com profissionais da área de atenção ao idoso. A professora Eliana Passarin complementou: "a palavra que define tudo isso é gratidão, em caixa alta, negrito e piscante".


O diretor da escola Alfredo Aveline, Márcio Pilotti, pontuou que o projeto é uma forma de desenvolver os conteúdos de uma forma diferenciada. "Esse livro veio para coroar todo o trabalho que é desenvolvido na escola. Vemos o empenho dos professores, alunos e todos os profissionais da instituição. Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado", ressaltou.


A proposta é trazer um olhar sobre o envelhecimento da população, os desafios se impõem, principalmente nas parcelas com maior vulnerabilidade social.


A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques parabenizou a escola. "É um momento único onde uma escola unida desenvolveu um trabalho de excelência juntamente com o Lar do Ancião. Uma escola que nos orgulha", salientou.


Durante a produção foram contadas as histórias de oito idosos: Carmem Maria Lanfredi, nascida em 1942; Ângela Tres (1935), Angelina Lucila Streb (1923), Magdalena Miiecikovski Rusczic (1947), José Fiorotto (1944), Victória Lazarotto Grégio (1932), Antônio Zatt (1947) e Lurdes Vargas Shutz (1942).


Também foram entrevistados quatro profissionais: geriatra Dr. André Moschetta; médica do Sistema Único de Saúde (SUS) da área de Atenção à Saúde do Idoso, Dra. Tamara Zaro Chiele; ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antenor Sassi; membro da ONU e presidente da Editora Ericson na Itália, Giorgio Dossi.


O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares destacou que "é muito importante que a educação sempre esteja aliada a cultura como forma de aprendizado. É por isso que é fundamental que a cultura esteja dentro das escolas, envolvida em todo o trabalho pedagógico que é realizado. Quando unimos cultura à educação, ao conhecimento, temos uma forma ampliada de ver o mundo e de estar inserido em sociedade, inclusive torna o aprendizado mais divertido e comprometido com suas finalidades".


Após os pronunciamentos, ocorreu a entrega de um exemplar do livro para seis dos idosos envolvidos no projeto, bem como para as representantes do Lar do Ancião, Teresinha Caron e a assistente social Márcia Braga Moraes, para o ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dr. Antenor Sassi, para os Secretários da Cultura e de Educação, para o músico e pianista Rodrigo Soltton, para a revisora, professora Karine Panizzi Becker e para a bibliotecária responsável Eunice Pigozzo. 


Toda renda da venda do livro será doada ao Lar do Ancião. Os exemplares custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos com os alunos da turma 211 e na banca da livraria Dom Quixote na Feira do Livro. O documentário será disponibilizado por meio de um canal que será divulgado em breve.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof 

BANCO DE IMAGENS