Alunos conhecem de perto o trabalho realizado pela ESF Municipal às gestantes
19/09/2014 11:54 atualizada em 19/09/2014 12:24

Na manhã de quinta-feira, 18, alunos do Colégio Mutirão Bento, visitaram o bairro Municipal, como atividade interdisciplinar do projeto Geração do Bem. A visita ao grupo de gestantes, orientado pela unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro, aconteceu após um período de estudos que objetivou o desenvolvimento de valores sociais, culturais e educacionais, fortalecendo o exercício de cidadania e solidariedade.

A enfermeira especializada em Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Betimeire Bitencourt, palestrou sobre o tema “Psicologia Familiar”. Para a primeira dama Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, o projeto é uma importante ferramenta de aproximação entre duas realidades. “Estamos vinculando segmentos sociais que estavam distantes e agora de aproximam. Os alunos estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e entender o seu papel de responsabilidade social”, afirmou.

O trabalho de acompanhamento de 45 gestantes do bairro Municipal acontece dentro do programa Rede Cegonha, uma estratégia inovadora em pleno funcionamento em Bento Gonçalves, visando implementar uma rede de cuidados para assegurar, às mulheres, o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. O programa também oferece às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Na EFS Municipal, o trabalho é realizado pela enfermeira Betimeire Bitencourt, técnica em enfermagem Malvina Fontoura de Souza e pela clínica geral do programa Mais Médicos, Lizette Llabrés.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Priscila Boeira