menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

33ª Feira do Livro inicia em clima de interatividade e compartilhamento
11/10/2018 10:55 atualizada em 11/10/2018 11:16

Iniciou nesta quarta-feira, 10, a 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nesta edição, o evento traz o tema a “Influência digital para compartilhar a Literatura” e slogan “A Literatura conecta”. A escolha desta temática justificasse porque hoje a literatura se aproxima cada vez mais das crianças e jovens através dos meios digitais e sites de redes sociais e não apenas pelos meios mais clássicos, como bibliotecas escolares e públicas.

 

Num mundo em constante evolução dos meios de comunicação e dinamização do acesso à leitura, é necessário criar, oferecer e tornar acessíveis debates sobre as novas formas de leitura e plataformas que levam o livro até o público, promovendo os dois suportes como fomentadores desta experiência essencial para a formação do ser humano.

 

Seguindo uma das políticas culturais do município, a de valorizar os artistas locais, o autor homenageado desta edição é escritor, jornalista, fotógrafo e produtor cultural, Fabiano Mazzoti. Em seu currículo literário possui obras importantes, sempre tendo como cenário principal a cidade, seja por meio da escrita ou na fotografia, a qual tem grande apreço. A primeira delas, “Bento Gonçalves em foto e poesia” foi lançada em 2010, marcada pelos 120 anos do município. Atualmente, Mazzotti está com dois novos projetos que serão lançados em breve: "O livro do Capitel" e "100 anos do Esportivo".

 

Em seu pronunciamento, Mazzotti destacou que “o espaço de tempo que a Via Del Vino estará ocupada pela estrutura da Feira do Livro é refúgio de enriquecimento intelectual para a nossa comunidade. Sinto-me feliz pela condição de homenageado deste ano e com energia para engrandecer e promover o evento cultural mais tradicional de Bento Gonçalves”.

 

O patrono da 33ª Feira do Livro é Pedro Guerra. Natural de Caxias do Sul, Guerra é escritor, empreendedor, psicanalista, jornalista e é pós-graduado em Marketing pela FGV. Ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o mais recente o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”. Além do lançamento de seus novos livros, trabalha ministrando cursos de escrita, marketing e empreendedorismo, bem como, realizando visitas em escolas, onde promove a formação de leitores, tendo atingindo a marca de 13 ml estudantes, em seis anos de carreira.

 

“Vou falar de Bento Gonçalves e as conexões que a vida nos coloca. A Feira do Livro deste município foi uma das primeiras feiras que me acolheu como escritor, me dando espaço e voz em sua programação e hoje, estou patrono. É uma honra imensurável promover a literatura e a leitura, pois estamos em constante interação nas narrativas, sejam elas físicas ou virtuais”, realçou Guerra.

 

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, enfatizou que “este evento literário tem a missão de, anualmente, manter seus objetivos de aproximar todas as idades ao livro, pois, estimula o exercício crítico e o pensamento”.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Móises Scussel, ressaltou a importância do livro na vida das pessoas: “Um livro pode transformar a vida de um ser humano, ampliando sua visão de mundo, abrindo um leque de imaginações e interpretações.”

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin disse que “iniciamos, hoje, mais uma edição da Feira do Livro. Durante estes dias nossa Via Del Vino se transforma em um espaço para viajar com a leitura. É o apreço pelo detalhe, que faz com que este evento literário cresça a cada ano que passa. Se eu puder dar uma missão, é de que cada um divulgue de forma plena essa edição de 2018”.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença de Daniele Encarnação, do Colégio Estadual Landell de Moura, que apresentou o evento em LIBRAS.

 

A 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal, juntamente com a Prefeitura, secretarias da Cultura, de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio – RS/Sesc e 16ª CRE. O evento tem como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, a Anderle Transportes, a Companhia Riograndense de Saneamento Corsan e a Giordani Turismo e possui o apoio do Curso de Design UCS Carvi e do Hotel Vinocap.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

BANCO DE IMAGENS