140 anos são comemorados com música, dança e culinária
21/05/2015 15:40 atualizada em 21/05/2015 16:27

Nesta quarta-feira, 20, foi comemorado os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes na região. Para celebrar a data, uma programação especial foi realizada na Fundação Casa das Artes. Os presentes puderam conferir o lançamento do livro Sabores da Itália, de Darcy Loss Luzzatto e o Concerti per I Gemmellaggi.

Estiveram presentes o presidente da Associazone Bellunesi nel Mondo, Óscar De Bona, delegações da Itália, representantes das associações Italianas do Município, consultor da Regiâo do vêneto César Augusto Prezzi,  vice-prefeito Mario Gabardo, secretários Municipais e comunidade.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que a data se tornou ainda mais especial, por juntar na Casa das Artes pessoas das mais diferentes regiões. "Quem hoje se encanta com as belezas, a prosperidade e a cultura da Serra Gaúcha talvez nem imagine as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes que há 140 anos chegaram na região. Foi essa gente trabalhadora que transformou uma terra que só tinha mato e pedras em uma região próspera e rodeada de parreirais", destaca.

O evento contou com as apresentações do acordeonista e bandoneonista Italiano (Treviso), Mirko Satto e do Gruppo Folk de Taibon- Belluno. A noite ainda reservou a homenagem para a professora de danças Ivonette Ana Tesser. A programação integrou as comemorações da Settimana Italiana Di Bento, que segue até 24 de maio no Município.

Foto: Emanuele Nicola