Entrega de adesivos alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama
31/10/2013 13:31 atualizada em 31/10/2013 14:20

No dia em que se encerram as atividades relativas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e com parceria do Instituto da Mama (Imama), realizou a entrega de um adesivo que reforça a importância da prevenção do câncer de mama. "Conhecer o próprio corpo é fundamental. Por isso as mulheres precisam se amar e se cuidar. Nossa saúde é o bem mais precioso", destacou a primeira-dama Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin.

O adesivo, que foi entregue a representantes das Unidades de Saúde, Secretarias Municipais, órgãos públicos e entidades, é um material educativo, de divulgação e sensibilização que tem o papel de alertar as mulheres sobre a realização do autoexame das mamas. "É preciso manter a chama da prevenção acesa o ano inteiro, pois a doença não escolhe hora para acontecer", destacou a voluntária do Imama, Flávia Tarragó.

Conhecido internacionalmente por "Outubro Rosa", o mês é dedicado para sensibilização de mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de incentivar a iluminação na cor rosa da fachada de prédios públicos e privados para chamar atenção à causa, a programação objetiva colaborar efetivamente para a diminuição das taxas de mortalidade da doença. Hoje o câncer de mama mata cerca de 32 mulheres por dia no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), sendo o Rio Grande do Sul o segundo estado brasileiro com maior incidência da neoplastia.

Foto: Carina Furlanetto

ÁUDIOS