Secretarias e Orgãos > Coordenadoria de Defesa Civil - COMDEC

defesacivil@bentogoncalves.rs.gov.br

Lema da Defesa Civil: 'A vida em primeiro lugar!'

Missão e Objetivos

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC é o órgão do Poder Executivo Municipal responsável pela proteção global da população contra desastres, através do planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil.

A Defesa Civil une as forças da sociedade por intermédio de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC. Todos os bairros de Bento Gonçalves possuem Núcleos Comunitários de Defesa Civil. A participação da comunidade é fundamental nas ações que visem à segurança da coletividade.

Atribuições

A principal atribuição da COMDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito.

Ações

- Prevenção: tem por objetivo reduzir a incidência dos desastres, ou minimizar seus efeitos adversos. As ações mais importantes desenvolvidas pela COMDEC são as preventivas, visando evitar que o desastre ocorra ou diminuir os danos e prejuizos.

- Preparação: tem por objetivo preparar os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, no município, e a comunidade, para garantir uma resposta adequada aos desastres e minimizar os danos e prejuízos consequentes.

Estrutura da COMDEC

. Coordenador

. Secretaria executiva

. Equipes de buscas e salvamentos

. Equipe de saúde pública, habitação e assistência social

. Equipe de transportes, logística e obras

. Equipe de finanças, comunicação e técnico

Histórico

Em Bento Gonçalves, a Defesa Civil surgiu no ano 2000 através do Decreto Municipal 5202 (05/12/2002), atuando tanto na cidade quanto em outros municípios, como Esteio, São Francisco de Paula, Santa Tereza e outros estados, como Santa Catarina. Em 2011 é criada a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil - COMDEC  (Lei 5271 de 11/05/2011).

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada através do decreto Estadual 20357, de 09/07/1970, e teve sua atual estrutura definida no ano de 2003, através do Decreto Estadual 42355, de 18/07/2003. Está diretamente ligada a Casa Militar do Gabinete do Governador e tem sua sede no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A Defesa Civil é um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - Sinpdec (Decreto 7257, de 4/08/2010), e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou provocados pelo homem. Em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ela é responsável por coordenar as ações realizadas pela Defesa Civil dos municípios. O órgão conta com o apoio de parceiros como: universidades, institutos de pesquisa e meteorologia, Secretarias de Estado, entre outras, que melhor qualificam a antecipação e a resposta aos desastres. A tecnologia da informação também auxilia a identificar vulnerabilidades e propor medidas de proteção e contingenciamento.

Alguns serviços prestados pela Defesa Civil de Bento Gonçalves:

- Apoio no alagamento do município de Santa Teresa em 2008

- Apoio no alagamento na região de Esteio em 2015

- Apoio no desastre ocorrido em 2017 em São Francisco de Paula

- Apoio nos diversos fatos ocorridos por chuvas e vendavais no município e regiões em torno dele

- Trabalhos de prevenções em locais com possíveis riscos

Para ser voluntário da Defesa Civil:

Normas e regulamentos da Organização da Sociedade Civil - OSC para os voluntários:

- O voluntário fica comprometido em prestar à Defesa Civil os serviços no conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais e/ou ambientais, sempre que for chamado, em casos de emergência em seu bairro ou região domiciliar.

- Todo e qualquer trabalho feito é de forma voluntária, não possui vínculo trabalhista com a organização, nem renumeração.

- O voluntário deve preencher o termo de compromisso junto à Defesa Civil.

Quem pode ser voluntário:

Qualquer pessoa que tenha vontade de ajudar ao próximo, sem restrição de idade.