menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

cidadão > Segurança Pública > Polícia Militar e Polícia Civil

Polícia Militar e Polícia Civil

 

 

SEGURANÇA PÚBLICA - POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL

A segurança pública é exercida visando a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio por meio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, conforme prevê a Constituição Federal de 1998.

Tanto a Policia Militar como a Polícia Civil exercem predominantemente atividades de polícia preventiva e repressiva. A atitude policial de repressão imediata visa, em qualquer hipótese, restabelecer a ordem pública.

 

Saiba a quem recorrer:

Normalmente são os policiais militares os primeiros a tomar contato com a prática do ilícito penal, o qual será comunicado posteriormente à Polícia Civil para as ações de repressão mediata no segmento investigatório.

Quando houver necessidade de procurar a polícia para ter segurança, saiba a quem recorrer. Num primeiro momento todo ato criminoso (agressão física ou material) requer uma ação dos Órgãos Públicos de Segurança. A presença do Policial Militar no local é muito importante seja para preservar o local para perícia ou para colher informações do autor. Este, se possível, será preso em flagrante e posteriormente apresentado ao Delegado de Polícia para a elaboração do Auto de Prisão. Mesmo que o local não precise ser preservado, o policial militar deve ser acionado para tomar as primeiras providências e registrar a ocorrência ou encaminhar as partes à Delegacia.

Se a vítima não quiser registrar a ocorrência com o Policial Militar poderá dirigir-se à Delegacia de Pronto Atendimento (Plantão) e efetuar o registro. Há casos em que o registro deve ser feito diretamente no Plantão, e casos em que a vítima deve pedir para o Policial Militar encaminhar imediatamente o registro a fim de que sejam tomadas as providências de polícia judiciária.

Nos casos de perda de documentos (nesses casos não é feita investigação) é necessário apenas fazer o registro da ocorrência para comunicar a polícia sobre o fato. Esse registro é feito na delegacia ou pela internet - www.policiacivil.rs.gov.br.



 

 

 

Polícia Militar

 


O que faz: A Brigada Militar tem a competência para executar com exclusividade, ressalvada a competência das Forças Armadas, a atividade de polícia ostensiva, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, bem como o exercício dos poderes constituídos. A Polícia Militar também atua preventivamente como força de dissuasão, ou repressivamente em locais onde seja possível a perturbação da ordem pública.


Site da Polícia Militar do Rio Grande do Sul: www.brigadamilitar.rs.gov.br

Informações para ajudar a Polícia Militar a combater o crime: 190



 

 

 

Polícia Civil


O que faz: É a polícia repressiva, que age depois que o fato delituoso aconteceu. As delegacias de polícia, dirigidas por Delegados de Polícia de carreira, têm a incumbência, ressalvada a competência da União, de exercer as funções de Polícia Judiciária para apuração de infrações penais, exceto as militares.

Polícia Civil é a designação que se dá ao conjunto de autoridades que são incumbidas pelo Estado para coletar provas da autoria do ato criminoso e assim dar subsídios concretos ao Ministério Público para denunciar e à justiça para julgar e aplicar ao autor a pena adequada ao seu crime. O Estado age por intermédio da polícia repressiva após a ocorrência do delito, visando remediar o mal causado e que não pôde ser evitado. A Polícia Civil, pelo seu caráter de polícia investigativa, não usa uniforme e suas viaturas têm as cores preta e branca.

Polícia Civil em Bento Gonçalves:

- 1ª Delegacia de Polícia

- 2ª Delegacia de Polícia

- Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA  (Plantão)

- Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM

 

 

Polícia Civil no Rio Grande do Sul: www.policiacivil.rs.gov.br


Informações para ajudar a Polícia Civil a combater o crime:

(54) 3452 2500- 1ªDP / (54)3452 7003- 2ªDP / (54) 3452 3200 - DPPA