cidadão > Coleta de lixo > Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos

Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos

Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos

As embalagens de agrotóxicos tem recolhimento anual após tríplice lavagem, conforme cronograma organizado pela Secretaria de Meio Ambiente - SMMAM. A divulagação das datas é feita nos primeiros meses do ano.

Lei  Federal  9.974A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho de 2002, quando entrou em vigor a lei federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos.

Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos:

A campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos acontece anualmente,
durante três dias do ano, em data pré-determinada.

Como preparar as embalagens:

Esse procedimento é necessário para embalagens de agrotóxicos. Não é necessário devolver embalagens de adubos foliares.

1 - Fazer a tríplice lavagem na embalagem de agrotóxicos, descartando esse líquido resultante dentro do pulverizador para total aproveitamento do produto. Nunca descarte o material resultante das lavagens das embalagens de agrotóxico no meio ambiente ou de qualquer outra forma.

2 - Colocar as embalagens de agrotóxicos em sacos especiais (big bags). Os big bags são sacos especiais, que podem ser adquiridos em casas agrícolas e cooperativas. Esses sacos não serão entregues no local do recolhimento.

3 - Há big bags para acondicionar embalagens rígidas (como galões e litros) e para embalagens flexíveis (sacos plásticos, lacres e aluminizadas).

4 - Para as tampas, é suficiente acondicioná-las em sacolas plásticas comuns, e entregar nos locais de coleta.

5 - Cada big bag deve conter o nome do produtor e o número de embalagens acondicionadas.

6 - O produtor deverá trazer as embalagens contadas e separadas.

7 - É obrigatória a apresentação do Talão do Produtor no momento da entrega.

A campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos é promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMAM e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura.

Dúvidas sobre o recolhimento podem ser esclarecidas nas subprefeituras dos distritos.