menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

cidadão > Cidadania - Documentos e Serviços > Documentos Perdidos ou Furtados

Documentos Perdidos ou Furtados

DOCUMENTOS PERDIDOS OU FURTADOS:



O que fazer:

No caso de perda ou furto de documentos e celulares é necessário registrar a ocorrência junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA. O Boletim de Ocorrência - BO é a comprovação legal da ocorrência do furto, roubo ou extravio de documentos.



Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento –DPPA

Rua 13 de maio, 222 (térreo) - Centro – Bento Gonçalves

(54) 3452 3200 / 3452 1422

Atendimento: plantão permanente



Como classificar corretamente uma ocorrência
(definições utilizadas pelos códigos legais nacionais):



Furto: Crime que consiste na retirada de bem ou objeto que possa ser removido com facilidade (subtração de coisa alheia móvel, com o objetivo de apoderar-se dela), sem ameaça e sem violência, mas contra a intenção da vítima.
Roubo: Crime que consiste na retirada de bem ou objeto (subtração de coisa alheia móvel), mediante grave ameaça ou violência praticada contra a vítima.
Extravio: Desaparecimento, perda ou sumiço de bem ou objeto.



Para registrar o extravio do documento: É preenchido o formulário de “Registro de Perda de Documento”, onde constam os dados do comunicante da perda e informações sobre o documento perdido.

Para registrar o furto do documento: O registro com as informações do documento furtado é feito diretamente no sistema, pelo plantonista do atendimento. A pessoa receberá uma cópia da ocorrência, onde consta o número do protocolo.

Importante:

- Guarde o número do protocolo que consta na ocorrência. Ele servirá para consultas e para obter uma segunda via.

- Caso encontre o documento desaparecido, comunique à delegacia para a devida regularização.

- Caso você encontre documentos, há dois pontos de recebimento: a própria Delegacia de Pronto Atendimento e junto à portaria da RS Com (Galeria Central, 7° andar). Durante a programação da rádio é feita a divulgação dos documentos achados.



Informe a SERASA:

Ocorrências com cheques, CPF, RG, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, e carteira de identidade podem ser registradas imediatamente junto à Serasa em todo o país como forma preventiva para impedir que seus documentos seja utilizados indevidamente em bancos, lojas e empresas que tem como objetivo dar apoio às decisões de crédito.

A Serasa é uma empresa privada prestadora de serviço reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como uma entidade de caráter público. Em seu banco de dados são armazenados registros sobre fraudes com cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados. O cadastro não tem custo.

 

Plantão Serasa: 011 33

Mais informaçoes: www.serasa.com.br

Atendimento: de segunda a segunda, inclusive aos sábados,
domingos e feriados, 24 horas por dia.



Perda ou furto de telefones celulares:

- De imediato, informar ao 0800 da sua operadora sobre a perda ou o furto.

- Fazer o registro da ocorrência e levar uma via desta a uma loja credenciada correspondente à operadora do seu celular (Vivo, Claro, Tim, Brasil Telecom, etc.) para o bloqueio do aparelho.

Ao encontrar o celular: Retornar à delegacia para fazer o registro de ocorrência de localização do objeto. Levar uma via desta para a loja credenciada da operadora.



SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS:



Para Carteira de Identidade:

Ir até o posto de identificação onde a primeira via da carteira de identidade foi emitida, levando a ocorrência. É necessário apresentar todos os documentos utilizados para emitir a primeira via.

(verifique aqui os documentos necessários e endereços em Bento Gonçalves)



Para CPF:

Levar a ocorrência a um dos locais de emissão do CPF, juntamente com os documentos necessários para emitir a primeira via do documento:

Os locais de emissão do CPF são as agências dos correios, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

(verifique aqui os documentos necessários e endereços em Bento Gonçalves)



Para Carteira de Trabalho:

Levar a ocorrência no SINE, juntamente com os documentos que foram apresentados para fazer a primeira via:

(verifique aqui os documentos necessários e endereços em Bento Gonçalves)



Para Título de Eleitor:

Levar a ocorrência ao cartório eleitoral, junto ao Fórum, e os documentos que foram apresentados para obter a primeira via:

(verifique aqui os documentos necessários e endereços em Bento Gonçalves)



Para Carteira de Motorista:

Levar o original e cópia da ocorrência ao local onde foi feita a primeira via do documento (Detran), juntamente com os documentos que foram apresentados para obter a primeira via.

(verifique aqui os documentos necessários e endereço em Bento Gonçalves)



Para os documentos do carro (CRLV e CRV):

Para o CRV (o documento de venda do veículo): Levar a ocorrência do furto do veículo até o Detran-CRVA. Será fornecido um requerimento para preencher e assinar, com firma reconhecida em cartório. É emitida uma guia para pagamento bancário. Após este pagamento o documento é enviado pelo correio ao destinatário (no endereço constante no documento).

Para o CRLV (o documento de licenciamento): Levar a ocorrência do furto do veículo até o Detran-CRVA. Será fornecido um requerimento para preencher e assinar, com reconhecimento de firma em cartório. É então emitida uma guia para pagamento bancário e feita a vistoria no veículo. O documento é enviado pelo correio.

Endereço do Detran CRVA em Bento Gonçalves >>



Para Talão de Cheque:

Fazer o registro da ocorrência e levar uma cópia da mesma ao banco correspondente. Ligue imediatamente para o 0800 do seu banco.



Para Notas Fiscais:

Fazer o registro da ocorrência. Uma cópia desta é enviada para a receita estadual ou federal, conforme o caso.