menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

cidadão > Cidadania - Documentos e Serviços > Carteira de Identidade

Carteira de Identidade




CARTEIRA DE IDENTIDADE

 

Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias - IGP 

Rua Marechal Floriano, 142 – Centro - Bento Gonçalves

(54) 3451-5197

Atendimento: 9h à 15h (segunda a sexta) 

 

- Agendamento para 1ª e 2ª vias:  www.tudofacil.rs.gov.br >>


O agendamento de horário de atendimento pode ser feito também da forma tradicional. No horário marcado são feitas todas as etapas do atendimento: cadastramento, captação de foto e identificação.


- Consultar andamento:  www.tudofacil.rs.gov.br >>
 



Carteira de Identidade

O que é:
A Carteira de Identidade, ou Registro Geral - RG é o documento de identificação civil no Brasil. É documento obrigatório para todo o brasileiro maior de 18 anos e opcional para os menores de idade. 

Podem obtê-la os b
rasileiros natos, brasileiros naturalizados e cidadãos nascidos em Portugal beneficiados pelo Estatuto da Igualdade.

O sistema informatizado de emissão de carteira de identidade em Bento Gonçalves iniciou em dezembro de 2006. Quem possui a Carteira de Identidade antiga não necessita fazer uma nova.


Procedimentos:
As fotos são captadas na hora, sem custos para o cidadão, e as impressões digitais são colhidas por scanner - não utilizam tinta. Ao finalizar o processo de confecção da CI é fornecida uma Guia de Arrecadação - GA para pagamento da taxa correspondente, em qualquer agência do Banrisul.

Nos postos que não possuem o sistema informatizado é necessário levar duas fotos 3x4 iguais e recentes, sem adornos e com fundo claro.

Documentos necessários:
- Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada por tabelião). Os cidadãos casados, separados judicilamente ou divorciados devem apresentar obrigatoriamente a Certidão que comprova o seu estado civil.
- Para brasileiros naturalizados: Certificado de naturalização (original ou cópia autenticada por tabelião).
- Para cidadãos nascidos em Portugal beneficiados pelo Estatuto da Igualdade: Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres (original ou cópia autenticada por tabelião).



* Carteira de Identidade Expressa:
O IGP de Bento Gonçalves disponibiliza Carteira de Identidade Expressa. O diferencial é o prazo de recebimento do documento. A Carteira de Identidade normal demora de 10 a 12 dias após o pagamento da guia, a expressa chega em três dias úteis. Para o serviço é gerada uma taxa adicional de R$ 18,00.

 
     clique para ampliar

 

* Carteira de Nome Social:
O IGP disponibiliza o documento, valido para tratamento nominal nos órgãos e entidades do poder executivo do Rio Grande do Sul, assegurando o pleno exercício da cidadania e a integral inclusão social da população do grupo LGBT. O pré-requisito para a pessoa obter a Carteira de Nome Social é possuir uma Carteira de Identidade emitida no RS.

 

  


Municípios atendidos pelo sistema em Bento Gonçalves:

André da Rocha, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Guabiju, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Parai, São Valentim do Sul, União da Serra, Vila Flores e Veranópolis.




Órgão emissor:

A emissão de Carteiras de Identidade compete ao Instituto Geral de Perícias - IGP, através do Departamento de Identificação - DI.

Ao Departamento de Identificação compete processar a identificação civil e criminal, elaborar e expedir as carteiras de identidade e realizar perícia papiloscópica em veículos. O departamento possui um banco digitalizado com cadastro de fotos, impressões digitais, assinatura e demais dados dos cidadãos, os quais são disponibilizados às delegacias e postos policiais, através do sistema Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública.