menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

cidadão > Cidadania - Documentos e Serviços > Ao Comprar um Veículo

Ao Comprar um Veículo

AO COMPRAR UM VEÍCULO



Antes de efetivar a compra:

- Verifique a existência de débitos do veículo quanto aos pagamentos de IPVA, seguro obrigatório, taxa de expedição do documento e multas a pagar e/ou suspensas. Estas informações, assim como o número do chassi pode podem ser consultadas na base de dados do Rio Grande do Sul, no site do Detran www.detran.rs.gov.br, na opção ‘Veículos’.

- Verifique também se há  restrições judiciais e/ou administrativas e ocorrência de furto/roubo para o veículo que irá adquirir.



Ao adquirir o veículo é necessário:

- Efetuar a Transferência de Propriedade em um Centro de Registro de Veículos Automotores - CRVA no seu município de domicílio/residência, dentro do prazo de 30 dias da data da compra. Caso contrário, você será multado em 120 UFIR e adquirirá 5 pontos na carteira. A contagem do prazo de 30 dias inicia na data do reconhecimento da assinatura do vendedor. Como os CRVAs são orientados a só aceitar a entrada da documentação de transferência quando estiver completa e correta, para evitar problemas com a referida multa é recomendado que certifiquem-se da documentação fornecida pelo vendedor antes da compra, solicitando auxílio e verificação gratuita junto ao balcão do CRVA caso necessário.

É recomendado, para a segurança do comprador, antes de adquirir o veículo submetê-lo a uma vistoria prévia ("vistoria avulsa") em qualquer DETRAN CRVA para assegurar-se que tanto a numeração do motor quanto do chassi não foram adulteradas ou que o veículo não resultou da emenda de dois ou mais veículos. Também é verificada a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios. Para este serviço é cobrada uma taxa de vistoria.



Ao vender um veículo

Ao vender o seu veículo você deve preencher totalmente o Certificado de Registro de Veículo  - CRV (a "Autorização para transferência de propriedade de veículo" está no verso do CRV), obter a assinatura do comprador e fazer uma cópia autenticada do documento, com reconhecimento de firma para o vendedor e comprador. Com essa cópia e também cópias do RG e CPF, o vendedor deve dirigir-se a um DETRAN CRVA para realizar a Comunicação de Venda. Esse procedimento é gratuito.

Com a comunicação da transferência da propriedade do veículo você evita o recebimento de multas e cobranças de impostos, ou mesmo de ser responsabilizado por acidentes e até crimes de trânsito que venham a ser cometidos pelo novo proprietário. O comprovante do comunicado é entregue na hora.

Lembre-se que não se faz venda por procuração, pois ela não serve como comprovante de venda tanto para transferência como para futuros problemas com pontuação. Para o DETRAN a procuração não tem valor.

 

Endereço do DETRAN CRVA em Bento Gonçalves >>