Arquivo de Notícias

Semtesp inicia atividades com 5ª turma de Agentes de Trânsito Mirins em Bento Gonçalves

14/04/2007

Projeto sensibiliza crianças de seis a 12 anos sobre a necessidade de cuidados no trânsito (Foto: Fabiano Mazzotti / Prefeitura)

O Projeto Agentes de Trânsito Mirins, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (Semtesp) iniciou nesta sexta-feira, 13, as aulas da 5ª edição. Ao todo 23 crianças com idade entre seis e 12 anos participam das atividades que ocorrem ao longo do ano. O principal objetivo do programa é sensibilizar as crianças e conseqüentemente suas famílias e as pessoas que com ela convivem sobre a necessidade de cuidados no trânsito para preservação da vida.

A primeira aula da turma contou com distribuição de um novo material de conscientização, a ?Maleta do Azulito?, que neste ano tem como slogan ?Hora de Papo Sério?. A maleta contém jogo interativo, adesivos, carteira de habilitação mirim e material informativo. A idéia é distribuir o material cerca de 10.000 maletas para crianças da rede escolar do município no decorrer do ano letivo.

Os encontros do projeto ocorrem sempre às sextas-feiras de manhã. Além de aulas teóricas e orientações em geral as crianças participam de atividades extra-classe realizando blitze de conscientização, distribuição de folderes e orientações à comunidade.

?Nossa proposta baseia-se no conceito de educação que tem como pressupostos de aprendizagem: pensar, analisar e interagir. Assim partindo da idéia de que aprendemos melhor se pensarmos, refletirmos e atuarmos, oferecemos   um estimulo, criamos  a possibilidade  da criança ser um agente no processo de conscientização das regras no transito, provocando  a curto prazo mudanças de comportamento sobre o circulo de influencia de cada participante e a longo prazo, dados bem menos alarmantes sobre  trânsito? comenta a Coordenadora do Projeto Fabiane Capellaro.

O Agentes de Trânsito Mirins conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), órgão vinculado à Secretaria, através da participação dos agentes de trânsito Dênis Jarbas Maria e Graziano Todescatto e com o apoio da colaboradora da Semtesp Juliana Luchese.