Arquivo de Notícias

25ª Feira do Livro está aberta para visitação da comunidade
06/05/2010
?Frio, livros e vinhos. Nada melhor!? disse o prefeito Roberto Lunelli, ao falar do momento literário que envolve os bento-gonçalvenses. Assim, a 25ª Feira do Livro foi recebida por aproximadamente 200 pessoas, que acompanharam a cerimônia de abertura, no final da tarde da quarta-feira, dia 5, na Praça Walter Galassi.

Enquanto o artista plástico Fábio Prado concluía a arte do painel do Palco da Feira, o cantor Clênio Bibiano da Rosa encantou o público com a interpretação do Hino Nacional. Em seguida, o diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e coordenador da 25ª Feira do Livro, Pedro Junior da Fontoura, falou da importância de que as pessoas participem do evento e conheçam a biblioteca, que é mantida com o apoio da comunidade bento-gonçalvense. O coordenador aproveitou a oportunidade para agradecer ao poder público municipal, assim como todas as secretarias, parceiros e a equipe da biblioteca, que se envolveram e se dedicam com muito esforço e carinho para construir essa grande feira.

Artista Fábio Prado confeccionou arte no painel da Feira do Livro. (Fotos: Almir Dupont)

O presidente da Associação os Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), Athos Antônio Filippon, ressaltou a felicidade sentida por ele, assim como por todos os associados, ao ser escolhido, neste ano, como a entidade Amiga do Livro. ?Esse título representa uma queda de tabus para os deficientes visuais. Estamos muito felizes de fazer parte dessa grande feira literária?, ressalta.

?No momento em que o país está à beira de ocupar seu lugar no mundo, falta a gente colocar à frente dessa caminhada a educação. Se botarmos a educação à frente dessa caminhada, nós seremos a maior nação do mundo. Eu sou apenas um soldado, mas estou junto com vocês nessa luta?, destacou Tabajara Ruas, ao falar da emoção de ser convidado como patrono da feira.

Presidente da Fundação Casa das Artes, Juliano Volpato; presidente da ADVBG, Athos Filippon; prefeito Roberto Lunelli; patrono da Feira do Livro, Tabajara Ruas e o coordenador da Feira, Pedro Jr. da Fontoura.

Novidades

O presidente da Fundação Casa das Artes, Juliano Volpato, trouxe duas boas notícias para comemorar a abertura da feira. No ano em que a Biblioteca Pública Castro Alves completa sete décadas, inicia-se o projeto de uma sede própria para a instituição. ?É uma vergonha que uma biblioteca com 70 anos continue pagando aluguel?, comenta. A novidade emocionou os colaboradores que fazem parte dessa trajetória. Além disso, na próxima semana, segue para votação na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves o repasse de R$ 300 mil para o fundo municipal de cultura. ?O nosso trabalho é fazer eventos culturais e não asfalto. A gente precisa fazer cultura e isso é sempre mais difícil?, completa Volpato.

Dona Literata Matarazzo Assis de Alcântara, avó da Fe, ficou comovida com as notícias do futuro secretário de Cultura e subiu ao palco para mostrar suas exuberantes curvas e convidar a todos que se envolvam nesta maravilhosa festa literária junto com a Fe. Ao mostrar a ?baby look? que recebeu de presente do coordenador da feira, Pedro Junior da Fontoura, a simpática senhora falou da necessidade de um tamanho que valorizasse mais seu corpo ? um tanto quanto avantajado ? e revelou que usaria a peça para enxugar as lágrimas proporcionadas pela emoção de acompanhar a neta no momento em que completa seu 25ª aniversário.

A personagem Dona Literata convidou a todos para que prestigiem a Feira do Livro em nome de sua neta, a Fe.

Para o prefeito Roberto Lunelli, os bento-gonçalvenses, assim como a Dona Literata, também adotaram essa netinha, a Fe, que hoje completa seus 25 anos. Após a interpretação do Hino Rio-grandense, com Clênio Bibiano da Rosa, Lunelli conduziu os presentes para a visita oficial entre os corredores da Feira.

Recital e talk-show

Associados da ADVBG apresentaram recital de poesia.

Ainda na noite de quinta-feira, após a abertura, ocorreu recital poético com integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), emocionando o público presente. A atividade faz parte do projeto Luzes da Leitura. Após, o patrono Tabajara Ruas participou de talk-show também no palco da feira.

Público pode conferir opções nos mais diversos gêneros literários e títulos na Feira do Livro.

25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
Deixe-se envolver

05 a 16 de maio de 2010
Praça Walter Galassi

Promoção: Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes
Realização Biblioteca Pública Castro Alves
Patrocínio Hotel Vinocap
Apoio Serviço Social do Comércio - SESC, Secretaria Municipal de Educação - SMED, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - CNEC BENTO, Rede Dall`?Onder de Hotéis

* Todos os títulos com 15% de desconto na Feira.
* Na compra de livros você concorre a uma Cesta Literária.

Programação e informações:
www.bentogoncalves.rs.gov.br (no banner da Feira do Livro)