menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Símbolos da Cidade

Símbolos da Cidade



Símbolos de Bento Gonçalves

 


Data de emancipação

11 de outubro de 1890

Bento Gonçalves comemora em 11 de outubro de 2017: 127 anos

 

 

Gentílico

Bento-gonçalvense





Brasão municipal

Foi criado em 12 de dezembro de 1966, pela Lei Municipal 216. É utilizado em todos os documentos oficiais do município. O brasão recorda em seus símbolos e cores o desenvolvimento industrial do município, a uva, o vinho e o caráter do seu povo, expresso pelo dinamismo e organização.





Bandeira

A bandeira sugere paz e exalta o trabalho da família bento-gonçalvense como único fator do progresso da comunidade.

O símbolo foi criado em 23 de setembro de 1968, através da Lei Municipal 285. A bandeira caracteriza-se por um retângulo branco, tendo ao centro o Brasão do município com uma faixa vermelha em diagonal, coincidindo com a faixa vermelha do Brasão, com a legenda “Paz e Trabalho”.




Hino a Bento Gonçalves

O hino de Bento Gonçalves é resultante de um poema de Maria Frota, musicado por Rui Barrros. Foi cantado pela primeira vez em 1967 durante a realização da I Festa Nacional do Vinho - Fenavinho.  O hino foi transformado em símbolo oficial do município somente em 1985.

Hino a Bento Gonçalves ( formato mp3 ) >>   

Hino a Bento Gonçalves - Capital do Vinho:

Bento Gonçalves querida,
Bordada de parreirais,
Terra estuante de vida
Origem de nossos pais.

Bento Gonçalves querida,
Bordada de parreirais,
Onde o vinho borbulhante
Jorra jorra em cascatas reais

Salve esta terra fecunda,
Que a mão divina criou
E com trabalho e fé profunda
O imigrante desbravou

Bento Gonçalves querida,
Meu desejo é teu progresso
É ver-te de fronte erguida,
Altiva,
No tribunal do universo!

Nome de grande vulto,
Que o Rio Grande soube honrar,
Meu rincão é meu culto
Do Brasil é meu altar.

Uvas de várias castas,
Enriquecem a região,
Com teu doce vinho afastas
As mágoas do coração

A ti meu melhor carinho,
Linda Capital do Vinho.




Palácio Municipal

O Palácio Municipal tem arquitetura neo-clássica com influência portuguesa. Foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1902. Nessa época funcionavam no local: a administração da Intendência Municipal,  a delegacia de polícia, a cadeia, a guarda municipal e o Colégio Elementar, que hoje é a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da cidade, as repartições se mudaram para sedes próprias. Atualmente o prédio abriga uma parte da administração municipal.

Até 1901 o terreno onde hoje está situado o prédio abrigava uma casa de madeira de um piso onde funcionava a Escola Pública, que servia também como moradia dos encarregados de receber os imigrantes, como quartel das Forças Municipais, e, posteriormente, como prisão. A intendência municipal funcionava, entre os anos de 1893 a 1901, na residência do Sr. Domingos Loss (hoje Edifício Zanoni, também no Centro).

Fonte: Historiadora Assunta De Paris / Arquivo Histórico Municipal






 

Pipa Pórtico

 

A Pipa Pórtico é o cartão de visita localizado na entrada da cidade. Com a frase "Você está entrando no mundo do vinho", saúda os visitantes.  O monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura foi construído em 1985.




La Fontana

Localizada na Via del Vino, no centro da cidade, a fonte ou chafariz de vinho é uma referência turística da cidade de Bento Gonçalves. 

A 'La Fontana' foi construída inicialmente em 1990 em frente ao Palácio Municipal. A construção foi feita com retalhos de pedras, imitando os muros de pedras empilhadas feitos pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região. O chafariz foi retirado da Via del Vino no final de 2012. Em 11 de outubro de 2015 a 'La Fontana' é reconstruída e volta a ser um dos pontos turísticos da cidade.







Flor oficial do município

Azaléia, cor vinho. Instituída pela Lei Municipal nº 1.619, de 03 de julho de 1989.

 




Marca Bento Pura Inspiração

Marca turística de Bento Gonçalves.



Marca Bento Pura Inspiração





Marca da Gestão