A cidade > Calendário Anual de Eventos >

VI Semana da Informática

A VI Semana da Informática conta com palestras e debates sobre a Tecnologia na Educação em escolas da Rede Municipal.

Dia da Informática: 15 de agosto

Dia do Profissional da Informática: 19 de outubro

VI Semana da Informática

Período: 13 a 17 de agosto de 2018

Local: escolas municipais de Bento Gonçalves

Inscrições: cteceducacao@bentogoncalves.rs.gov.br / 3055-7248 - Fernanda ( As escolas onde serão realizadas as palestras já possuem suas vagas reservadas. O número de vagas que consta na programação é destinado para as demais escolas que queiram participar, mediante inscrição)

Público-alvo: escolas municipais

Realização: Município de Bento Gonçalves, através da Coordenadoia de tecnologia de Informação e Comunicação - CTEC, Secretaria de Educação - SMED| Apoio: Faculdade Cenecista - CNEC, Faculdade de Tecnologia - UniFTEC, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG,  Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RS - IFRS, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Folder >>

Programação:

13 DE AGOSTO

EMEF SANTA HELENA

Comportamento na era digital

Palestrantes: Alexandra Coser Pereira e Léa Rodrigues Frare

Descrição: A palestra abordará questões como: o que é rede social e como usar corretamente; cyberbullying x bullying; internet: vantagens e problemas; dicas e recomendações.

Horário:  8h às 9h

Nº de vagas: não há vagas externas

Computação em nuvem versus trabalhos escolares

Palestrante: Esp. Adriano Menegotto (CNEC)

Descrição: A importância de usar ferramentas como google drive, dropbox, one drive para guardar trabalhos escolares, pesquisas e outros arquivos com segurança. O que se pode armazenar e o que não se pode. Políticas de uso.

EMEF MARIA BENINI

Como aprender programando o computador com o Scratch

Palestrante: Me. Leandro do Amaral Boeira (FTEC)

Descrição: Na busca pela interdisciplinaridade em sala de aula,  desenvolvendo conceitos de programação através da utilização do Scratch, é possível transformar contos em formatos digitais, possibilitando aos alunos desenvolverem sua criatividade e seus respectivos pontos de vista da compreensão de textos.

Público alvo: 5º ano

14 DE AGOSTO

EMEF AGOSTINO BRUN

Educação à Distância: oportunidades em EAD

Palestrante: Stephano Pelc Amarante (CNEC)

Descrição: A palestra visa apresentar as possibilidades de estudar e aprender em casa por meio do computador.

Nº de vagas: não há vagas externas

Como fazer buscas na internet: pesquisas para trabalhos escolares

Palestrante: Esp. Adriano Menegotto (CNEC)

Descrição: O google auxiliando nas pesquisas escolares, filtros de busca, como baixar imagens e textos para usar como complemento de trabalhos.

15 DE AGOSTO

EMEF ANSELMO PICCOLI

Educação e Inteligência Artificial

Palestrante: Esp; Leandro Machado Oliveira (UNIFTEC)

Descrição: A palestra abordará os temas: Tecnologia, Inteligência Artificial e Educação. Serão apresentados alguns vídeos de como a tecnologia tem influenciado e influenciará a vida das pessoas, num futuro muito próximo, através da utilização real de inteligência artificial e, como precisaremos nos preparar (educação) para atuar num mercado de trabalho onde a tecnologia competirá com profissões da atualidade.

Bullying e Comportamento na Era Digital

Palestrante: Dra. Scheila de Avila e Silva (UCS)

Descrição: Os sentimentos das pessoas devem importar a todos. Todos devem ser respeitados em sua individualidade. Essa conversa tem o objetivo de despertar o respeito ao outro e o papel da tecnologia nessa questão.

16 DE AGOSTO

EMEF PRINCESA ISABEL

Como a tecnologia pode ser aliada na aprendizagem

Palestrante: Stephano Pelc Amarante (CNEC)

Descrição: O pensamento crítico e investigativo são essenciais para a aprendizagem acontecer no mundo virtual, onde o acesso a informação é fácil e ágil.

Nº de vagas: 50

Oficina: aprendendo com jogos e conhecendo o computador

Ministrantes: Me. Thyago Salvá e Esp. Ivan Prá (IFRS)

Parte I: Estimulando o Raciocínio Lógico com jogos de tabuleiro modernos

Descrição: Os jogos de tabuleiro modernos proporcionam tanto o desenvolvimento de competências quanto o social dos alunos. Muitos jogos são colaborativos, os quais os alunos precisam ajudar uns aos outros para alcançarem seus objetivos.

Parte II: Conhecendo a parte física do computador

Descrição: Oficina apresenta os principais componentes que compõe o hardware de computadores com demonstração das peças e seus propósitos.

Público alvo: 4º e 5º Anos

17 DE AGOSTO

EMEF NOELY CLEMENTE DE ROSSI

Conscientização sobre quem aprende e como aprende: o cérebro!

Palestrante: Prof. Drª Marilda Machado Espindola (UCS)

Descrição: As metodologias para facilitar a aprendizagem devem estar em sintonia com os interesses dos alunos. A palestra visa mostrar como o cérebro memoriza, como ocorre o processo de aprendizagem e como tudo isto acontece na interação entre o sujeito e o seu mundo. Também algumas técnicas para facilitar a memorização e assim, causar menos desgaste no processo de aprender.

Público alvo: 8º e 9º anos

EMTI SÃO ROQUE

Como aprender programando o computador com o Scratch

Palestrante: Me. Leandro do Amaral Boeira (FSG)