menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Calendário Anual de Eventos >

Projeto 'Falando Sobre' - A Literatura Conecta

Projeto 'Falando Sobre' - A Literatura Conecta 

 

A ação cultural 'Falando Sobre' consiste num bate-papo onde os palestrantes convidados abordam temas diversos. O evento é aberto ao público e conta com a apresentação de cada painelista e interação do público. 

Esta edição do evento debate o slogan 'A Literatura Conecta'.  Com este fio condutor, a conversa conta com o patrono, Pedro Guerra, o autor homenageado, Fabiano Mazzotti, o designer editorial, Humberto Nunes, o escritor e produtor cultural, Lucas de Lucca. A mesa-redonda será mediada por Evandro Mattana.

A literatura se aproxima cada vez mais das crianças e jovens através dos meios digitais, em sites e redes sociais. Num mundo em constante evolução dos meios de comunicação e no acesso à leitura é necessário debater sobre as novas formas de leitura e plataformas que levam o livro até o público.
 

O Projeto 'Falando Sobre' faz parte do Programa Cultura do Bem, que tem por objetivo, através de atividades culturais, auxiliar os menos favorecidos com a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis ou ração para cães ou gatos. Os itens são arrecadados na noite do evento e posteriormente destinados a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social ou ao gabinete da Primeira Dama. 

 

 

  

 

 

Projeto 'Falando Sobre' - A Literatura Conecta

 

Data: 18 de outubro - 19h30

 

Local:  Via del Vino - palco da Feira do Livro

 

Informações: (54) 3454.5211 /  culturabento@gmail.com  

 

Evento aberto ao público | Programa Cultura do Bem: doe um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração (serão destinados à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social ou ao Conselho Municipal do Bem Estar Animal).  

 



 

Painelistas

Humberto Nunes

Um dos mais conhecidos designers editoriais gaúchos de capas de livros. Tem mais de 500 capas suas publicadas para várias editoras brasileiras, entre elas Bertrand Brasil, Casa da Palavra (Grupo Leya), Dublinense, Arquipélago, Editora Moinhos, LP&M, Sulina, Dífel e Editora FGV. Já foi duas vezes finalista do Prêmio Açorianos de Literarura como melhor capa do ano e melhor projeto gráfico do ano. Criou capas para autores consagrados no Brasil e em Portugal como Carpinejar, José Luís Peixoto, Claudia Tajes, Gonçalo Tavares, Edgar Morin, Eliane Brum, Charles Kiefer, Juremir Machado, entre outros. É também ilustrador e já tem um livro publicado com seus desenhos: “Um Gato Chamado Rex”. É sócio do Estúdio Lampejo juntamente com Thaís Vasselai, em Bento Gonçalves.

 

 

Pedro Guerra

O escritor também ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o mais recente o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”. Trabalha ministrando cursos de escrita, marketing e empreendedorismo, bem como, realiza visitas em escolas, onde promove a formação de leitores. Em quase seis anos de carreira, mais de 13 mil estudantes já foram atingidos com os seus trabalhos.

Seus livros contemplam duas frentes: a regional (ambientados na Serra Gaúcha), com os títulos “A rainha está morta” (2013, já na 7ª edição); “Queda Livre” (2015, 3ª edição); “Cabra-cega”  (2017). Já a frente nacional traz os seus livros de romance juvenil, dentre eles “Precisava de Você” (Belas Letras, 2015),”‘Como eu imagino você” (Gutenberg, 2017), lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2018, Pedro lançou um projeto independente e inovador, intitulado “Vício”, além de ter vindo a lume seu mais novo título: “As lágrimas que não chorei”. Site do autor: https://www.escritorpedroguerra.com/

 

 

Fabiano Mazzotti

Fabiano Mazzotti é autor dos livros “Bento Gonçalves em foto e poesia”, com poesias de Pedro Júnior da Fontoura; “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e capelas desta terra”; “Aristides Bertuol – O piloto da carretera nº 4”; “Amazônia – Terras d’água”, com poemas de Marli Tasca Marangoni. Também participou como fotógrafo em títulos como “Memórias do Vinho Gaúcho”, Paisagens do Vinhedo Riograndense”, “Passo Velho – A história da colonização de Bento Gonçalves” e “Este chão é Bento”.

 

 

Lucas de Lucca

Escritor e produtor cultural é autor de literatura fantástica e possui três títulos “O Corvo Negro”, “Crônica dos Três Deuses: Nova Rajux” e “A Primeira Profecia” (em coautoria com Anderson Lopes). É fundador da Editora Flyve.