menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Calendário Anual de Eventos >

Palestra 'Os Trentinos no Brasil – Quarenta anos de pesquisa no Brasil'

Palestra  'Os Trentinos no Brasil – Quarenta anos de pesquisa no Brasil'

Pesquisador: Renzo Maria Grosselli

A palestra ministrada pelo renomado pesquisador italiano Renzo Maria Grosselli aborda a colonização trentina/italiana no Brasil.


Renzo Maria Grosselli:
Formado em Sociologia, iniciou suas pesquisas quando visitou pela primeira vez Santa Catarina, em 1980, onde começou a desenvolver estudos em vários Estados do país, vindo a se formar Doutor em 1998, pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, em pesquisa histórica.

No decurso dos anos também especializou-se em historiografia oral e em 35 anos produziu aproximadamente mil horas de entrevistas sonoras gravadas, a maior parte delas referindo-se aos fluxos emigratórios do Trentino em direção à Europa, à Austrália, às Américas e às demais regiões da Itália. Publicou uma dezena de livros de cunho histórico-antropológico sobre a migração trentina e italiana para o Brasil.

Além da emigração, tratou também de temas como as máquinas movidas à água na civilização camponesa, os vendedores ambulantes, a memória oral e o nascimento do setor turístico, a produção de energia hidroelétrica, o nascimento e desenvolvimento da patinação sobre gelo.Todos, aspectos relativos à sua terra, o Trentino.

Aposentou-se em 2017 e continua ainda hoje a desenvolver pesquisas históricas sobre os fluxos emigratórios da sua terra, o Trentino. Está terminando um volume sobre a Emigração do trentino entre as duas Guerras Mundiais e iniciará em breve uma pesquisa sobre a Emigração trentina em direção à Argentina. 

 

 

 

 

Palestra 'Os Trentinos no Brasil', com Renzo Grosselli

 

 

Data: 10 de abril - 19h30

 

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto 

 

Promoção: Província Autônoma de Trento e pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves | Apoio: Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes 

 

Entrada gratuita | Pede-se a doação espontânea de 1 kg de alimento ( doada ao Lyons Club Cidade do Vinho, destinado a uma associação carente)