A cidade > Calendário Anual de Eventos >

II Encontro Cultural da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O dia de 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987 como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra. A  data, que também é celebrada em conjunto com a mulher caribenha, é imbuída de luta, representatividade e protagonismo.

O evento tem uma programação diversifica com ênfase na dança, música e declamação de poesia. Participam: o Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves, Abadá capoeira, Ramoniele (Danças Urbanas), Jaiane Trivelin (Música), Emanuel Carvalho (Dança Gaúcha), Edgar Mattos (Free), EMEF. Tancredo de Almeida Neves, Camila Arioli (Dança- Jazz) e Banda Raízes.

II Encontro Cultural da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Dia: 8 de agosto - 19h30

Local: Sala Pública de Cinema da Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - bairro Planalto)

Promoção: Secretaria de Cultura, Movimento Negro Raízes e Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves

Exposição de Estatuetas Africanas

A exposição compreende a produção de estatuetas africanas realizada no curso artesanal que integra o programa “Resgatando Raízes: A influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRS. As estatuetas são moldadas em gesso e pintadas co tinta PVA de diversas tonalidades e finalizadas com o acabamento de uma camada de verniz fosco. Em média são produzidas de 30 a 40 unidades por curso.

Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) | Parceria: Coordenadoria da Mulher, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Sociedade 20 de Novembro e CIC.

Exposição itinerante - locais:

- CIC - até 02 de agosto

- IFRS - 5 a 10 de agosto