menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Calendário Anual de Eventos >

Exposição 'I Pittori Dei Nonni: Boscagli e Bertoni'

Exposição I Pittori Dei Nonni: Boscagli e Bertoni

 

Na Semana Comemorativa aos 128 anos de Bento Gonçalves, a mostra resgata a produção artística de dois pintores italianos: José Boscagli e Walter Angelo Bertoni, que vivenciaram a cidade no início e em meados do século XX e após.


Os artistas, que se notabilizaram nacionalmente através do exercício da pintura de retratos e paisagens, deixaram um legado em sua permanência transitória em Bento Gonçalves, cada qual em seu distinto momento: uma produção abrangente de acervo histórico documental, com fotografias, retratos à óleo, significativas paisagens coloniais italianas e do litoral fluminense.

O trabalho mostra o uso das pinturas e fotografias como fontes para o resgate e estudo da memória social. A partir da observação da imagem construída é que se pode chegar a uma compreensão das mudanças ocorridas nas formas de percepção e na sensibilidade da sociedade. O que devia ser representado pictórica ou fotograficamente correspondia ao desejo de manter viva a autoimagem para a posteridade, nobre e bela, tal como deveria ser visualizada no futuro.

Foram pesquisadas fontes escritas, cartas, jornais, documentos oficiais e a própria historiografia para melhor compreensão e divulgação das significativas manifestações artísticas apresentadas nesta Exposição. Curadoria: arquiteto Luiz Pasquali Almeida. 






Exposição I Pittori Dei Nonni: Boscagli e Bertoni



Período: 9 de outubro a 19 de novembro de 2018


Visitação: 8h30 às 11h30 | 13h30 às 17h30

Vernissage: dia 9 de outubro - 18h30 

 

Local: Museu do Imigrante - Bento Gonçalves

 

Informações: Museu do Imigrante - 3451-1773 

 

Promoção: Prefeitura de Bento Gonçalves através da Secretaria de Cultura | Apoio: Fundação Casa das artes, Museu do imigrante e Associação Amigos do Museu do Imigrante e EdificARTE