menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Calendário Anual de Eventos >

Aula-conferência: 'grande cucagna'

 

Aula-conferência: A 'grande cucagna' no Brasil conquistada pelos italianos por meio da riqueza intercultural da produção literária imigrante

 

Aula-conferencia sobre literatura produzida por imigrantes italianos no Brasil. Apresenta uma construção didática da literatura produzida pelos imigrantes italianos no Brasil, dirigida ao ensino do italiano como língua estrangeira ou segunda língua.

A “grande cucagna” faz parte da apresentação da pesquisa de pós-doutorado da Profª Dra. Marcia Rorato, titular do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Londrina – PR. 


A produção literária na própria língua de origem ou mesmo em português foi uma das mais importantes formas de expressão da identidade, representação artística-cultural e integração desenvolvida pelos italianos e seus descendentes, inseridos nas primeiras décadas do século passado no contexto do movimento imigratório na cidade de São Paulo. 

 

As suas obras são importantes fontes de documentação histórica, registros autênticos do fenômeno da imigração do ponto de vista dos interesses humanos e sociais das pessoas nele envolvidas. São como vozes diretas dos imigrantes, expressões de experiências vividas, ligadas ou não a imigração, testemunhos dos quais são eles os sujeitos (autores/leitores/editores) da criação literária. 

Há também escritos nos quais os imigrantes e seus descendentes são objetos da criação literária, personagens das ficções elaboradas por autores brasileiros ou mesmo italianos e seus oriundos, tanto em língua italiana, como em variantes regionais-dialetais e portuguesa. 

O principal objetivo para a inserção destes textos em programas de cursos de língua é destacar a presença do imigrante italiano no âmbito literário e jornalístico brasileiro, assim como contribuir para a divulgação destas fontes literárias, algumas praticamente inéditas compostas por obras de relevante valor literário, além de oferecer aos estudantes, seja italianos que brasileiros, uma chave moderna ligada a um tema tão enraizado na história dos dois países. 

Entre as obras que haviam sido descobertas durante as pesquisas desenvolvidas no mestrado, em 1997, foi escolhida para a elaboração da proposta didática Nane storia di un colono, o primeiro romance em língua italiana publicado em São Paulo, escrito em forma autobiográfica por Bortolo Belli, publicado em folhetins no semanário socialista italo-brasileiro Avanti, entre os anos 1900 e 1901, e reeditado por Emilio Franzina na Itália, em 2003.

 

 


 

Aula-conferência: A 'grande cucagna' no Brasil conquistada pelos italianos por meio da riqueza intercultural da produção literária imigrante


Palestrante: Profª Dra. Marcia Rorato


Dia: 9 de dezembro - 19h


Local: Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - bairro Planalto)


Organização: Secretaria de Educação | Apoio: Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes


Evento aberto ao público