menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Conheça a Cidade

Conheça a Cidade

 
 
 
 BENTO GONÇALVES - RS




A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do seu povo: a garra do seu trabalho desenvolveu a industria e ao mesmo tempo a  preservação da cultura de sua origem criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho.

 

Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul. 
 

 

 
 
 Bento - Localização 
  
 
 

 

Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 618m do nível do mar.

A população estimada de Bento Gonçalves em 1º de julho de 2017 é de 115.069 habitantes (IBGE >>).


A área territorial da cidade tem a extensão de 274,069Km² 
(IBGE >>). A cidade possui um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.    

O clima da cidade é o subtropical de altitude, sendo os meses mais frios junho e julho, com temperaturas médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC. Os  meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperaturas médias mínimas de de 17ºC e médias máximas de 26ºC.

 

 

        

 Bento - Capital brasileira da uva e do vinho 
 
 



Bento Gonçalves, que possui o título de 'Capital Brasileira da Uva e do Vinho', é pioneira no Brasil no desenvolvimento do Enoturismo (Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves – CIC /2013).

A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional de vinhos (www.ibravin.org.br).


A cidade sedia a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do gênero no ramo da vitivinicultura e também o Brazil Wine Challenge. Ambos credenciados pela Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIOE. 

A Fenavinho - Festa Nacional do Vinho é a mais antiga festa comunitária do município.  A primera edição da Fenavinho em 1967 projetou a cidade de Bento Gonçalves nacionalmente e tornou Bento Gonçalves a 'Capital Brasileira do Vinho'.

 

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil. É também o roteiro turístico da cidade mais visitado desde 2008. Pioneiro, no Brasil, na busca por regras de certificação após o advento das Indicações Geográficas de Vinhos, foi a primeira região produtora a alcançar uma Indicação de Procedência (em 2002) e também de Denominação de Origem (DO), em 2012.

A região do Vale dos Vinhedos ocupa uma área de 72,45 quilômetros quadrados entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. 

O Vale dos Vinhedos integra oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do RS (desde  29 de junho de 2012, através da Lei 44/2012) e está em vias de se tornar a Capital Nacional do Enoturismo. (notícia >>)

 

Saiba mais sobre a origem da vocação vinícola de Bento Gonçalves:

Breve História da Uva e do Vinho >>

Sobre a Uva >>

Sobre o Vinho >>





 

 Bento - Economia

Pólo vitivinícola e moveleiro

 

Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é o maior e o mais expressivo pólo moveleiro do Estado, conhecido nacional e internacionalmente.  Dentro do segmento indústria, o setor  moveleiro é a grande força da economia. Merecem destaque na economia da cidade também os setores vinícola, metalúrgico, de transportes e frutícola. 

Na área vitivinícola Bento Gonçalves tem um  total de dez por cento  das industrias do  Estado e produz 26,7% de vinhos e derivados do Rio Grande do Sul (IBRAVIN -2012). No segmento turísticos são inúmeros os atrativos  ligados à uva e ao vinho, o que torna Bento Gonçalves  uma cidade de visita obrigatória na  conhecida  'Região Uva e Vinho' na Serra Gaúcha.



Qualidade de vida


Os indicadores de desenvolvimento e de renda colocam Bento Gonçalves em destaque no Estado e no país.  O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico - IDESE  classifica a cidade num nível de alto desenvolvimento socieconômico. 


Mais indicadores econômicos de Bento >>

 



 

 Bento - turismo


Marca turística de Bento Gonçalves



Bento Gonçalves é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha. Com suas paisagens ‘bordadas de parreirais’ e natureza exuberante, favoreceu a diversidade de rotas turísticas que atraem cada vez mais visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura.

Os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, o bom vinho e a farta gastronomia italiana tanto na área urbana quanto na área rural, onde o contato direto com a natureza pode ser  apreciado com a prática das diversas atividades de ecoturismo.

A cada ano Bento Gonçalves vem se consolidando como destino turístico nacional. A região da Serra Gaúcha sediou 33,6% do total de eventos turísticos, culturais, religiosos e gastronômicos do Estado, incluindo feiras. Os dados são da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul,  divulgados no infográfico de calendários de eventos turísticos, referentes ao segundo trimestre de 2016. (notícia >>)



Turismo de Negócios:

Bento Gonçalves sedia as maiores feiras do país e da América Latina no segmento industrial e comercial. 
O turismo de negócios e eventos é marcado pelas grandes feiras realizadas permanentemente no Parque de Eventos de Bento

Eventos Permanentes >>


 

Eventos nas 4 estações:

A Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Turismo, promove uma programação temática durante todo o ano para tornar a cidade ainda mais interessante:
- Bento  em Vindima - de janeiro a março
- Bento em Páscoa - março
- Settimana Italiana di Bento - maio
- Dia do Vinho - maio/junho
- Bento Sensação - de junho a agosto
- Estação Primavera em Bento - de setembro a novembro
- Natal Bento - dezembro



Atrativos:

As rotas turísticas são bastante diversificadas e atraem visitantes interessados em turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura. São 5 as rotas turísticas, 
Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Rota das Cantinas Históricas e Rota Encantos de Eulália.  A cidade também possui uma grande variedade de atrativos turísticos, naturais e culturais. 

Rotas turísticas >>

Turismo aventura >>

Atrativos turísticos e pontos de visitação >>

Praças >>

Igrejas >>



Eventos:

Calendário Anual de Eventos >>






 

 Bento - história
Vista do Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915. À esquerda o atual Palácio Municipal - Acervo: Museu do Imigrante


Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel,  em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do municipio de Montenegro e torna-se a  cidade  de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.


Saiba mais sobre a cidade: 

História da Cidade >>

História da Imigração >>

Símbolos Oficiais do Município
 >>

Galeria de Ex-prefeitos >>

Palácio Municipal >>









 Bento - Esportivo
Estádio "Montanha dos Vinhedos", do Clube Esportivo Bento Gonçalves



O Clube Esportivo Bento Gonçalves é a agremiação esportiva oficial da cidade. O clube foi fundado em 28 de agosto de 1919 e inaugurou seu atual estádio "Montanha dos Vinhedos" em 2004.

O estádio Montanha dos Vinhedos possui 4 vestiários, 12 cabines de imprensa, um sistema de iluminação com 128 refletores e capacidade para 13 mil espectadores. 

 

www.clubeesportivo.com.br